Inclusão digital na sociedade global

O advento da globalização criou a necessidade de mudança do valor de riqueza.

O poder que antes estava agregado à produção e aos lucros, hoje alia-se ao conhecimento e informação. A premissa ‘Ter é poder’ tornou-se ‘Saber é poder’.

Nesse aspecto, a transferência de poder se dá por meio da aquisição de informações e na transformação disso em conhecimento.

A tecnologia é o meio por onde o homem consegue agilizar a transmissão de conhecimento. Quem possui o acesso, tem garantido o seu sustento e, proporcionalmente ao seu conhecimento, a riqueza.

Os acessos não são para todos por mais que queiram e bradem os programas de inclusão digital e “democratização” de acesso à tecnologias anunciados pelos governos, ONGs e sociedade organizada.

Num país dito em desenvolvimento como o nosso esse acesso torna-se uma utopia mascarada em PACs, bolsas famílias, ProUNIs e outros tantas siglas financiadas por tantas outras como as CPMF, IOF, COFINS, PIS, CSSL e tantos outros impostos.

A democratização do ensino, embora necessária, tem sido realizada com pulverizações de programas sem objetivos. Foca-se em Quantidade de analfabetos que hoje, sabem desenhar o próprio nome. Modelos de ensino são jogados fora mesmo antes de ser possível medir os resultados de suas aplicações. A cada novo governante, os trabalhos anteriores (mesmo que tenham provas de sucesso) são abolidos por terem sua origem em algum “adversário político” do governo atual.

Em meu limitado entendimento falta um pouco de coragem para assumir que existem prioridades para aplicação de toda a inclusão das pessoas neste novo modelo de “Sociedade global”.

Falta planejamento efetivo para os programas de inclusão social e digital.

Falta vontade por parte das pessoas informadas em informar. Falta vontade de todos em ter “compromisso” com a inclusão social, digital e econômica.

incrusão digital (2)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s