A Meta

No livro “A Meta”, o autor utiliza-se do recurso da narrativa no estilo literário da novela para introduzir e aprofundar os conceitos de administração de produção denominada “Creative Output”.

O contexto da novela é o de uma fábrica pertencente ao grupo UniCo, situada na cidade de Bearington e gerenciada por um homem chamado Alex Rogo. Alex é um funcionário da UniCo natural de Bearington e foi designado para esta função a fim de melhorar o desempenho dessa unidade.

A história se inicia com uma crise por causa de um pedido importante atrasado. Na ocasião Alex está no comando da fábrica há seis meses. Tal crise, vista pela diretoria da UniCo como um sintoma da ineficiência da unidade, faz com que o diretor da divisão anuncie a Alex que ele teria apenas 3 meses para apresentar resultados significativos de produtividade ou senão a fábrica seria sumariamente fechada e ele perderia o emprego.

Além dessa situação, Alex enfrenta problemas de ordem familiar. Sua esposa sente-se descontente por ter se mudado para Bearington onde não têm vínculos afetivos aliado à pouca atenção dada por ele por conta das rotinas de seu cargo.

No decorrer da história, Alex lembra-se de um antigo professor que lhe auxilia com base em três regras básicas para que a principal meta da empresa – “ganhar dinheiro” – possa ser atingida em tão curto espaço de tempo.

As regras, resumidas em três conceitos chaves, são: “Ganho é o índice pelo qual o sistema gera dinheiro através das vendas”, “O inventário é todo o dinheiro que o sistema investiu na compra de coisas que ele pretende vender” e, por fim, “A Despesa operacional é todo o dinheiro que o sistema gasta a fim de transformar o inventário em ganho”.

No decorrer da história, Alex conta com o auxilio desse professor e alguns de seus assessores a fim de identificar os erros da fábrica em relação ao cumprimento da meta principal da empresa e, inevitavelmente, entram num processo de aprendizagem no melhor modo construtivista a fim de aplicar tais conceitos em resultados práticos para salvar a fábrica e consequentemente seus empregos.

Alex e seus companheiros descobrem através da vivência prática aliada com a obtenção dos conhecimentos científicos – oportunamente pontuados por esse professor no decorrer da história – que a aplicabilidade dos resultados das pesquisas acadêmicas e científicas é factível e, se bem absorvidas ou aprendidas, podem reverter em resultados objetivos bem positivos.

O autor tem uma destreza muito grande em apresentar, no meio dessa novela, os conceitos embutidos em sua teoria, suas implicações e, de forma especial, sua aplicabilidade prática num contexto onde, somente por mediação, se pode aproveitar o processo de aprendizagem real.

Por fim, o principal conceito apresentado no decorrer da história é que os melhoramentos implicam em mudanças e mudanças podem gerar resistência – através do medo – e ainda, que mesmo que os melhoramentos impliquem em resultados positivos, os impactos da evolução tecnológica e de conhecimento se não houver um processo de aprendizagem contínuo podem reverter em situações potencialmente desastrosas tanto para os ‘negócios’ quanto para a vida.

Em termos de prática docente, o livro permitiu a reflexão sobre alguns aspectos importantes tais como a necessidade da vigilância contínua no processo de aprendizagem; o conhecimento se bem empregado pode (e deve) ser revertido em aplicabilidade prática na vida dos envolvidos na aprendizagem; construir o conhecimento é a maneira mais eficiente de absorvê-lo – e nisso o professor tem um papel importantíssimo que é o de MEDIAR a aprendizagem e não ser apenas um mero transmissor de conteúdo; além disso, não existe processo de aprendizagem sem avaliações constantes (qualitativas e quantitativas) para que todos os ajustes necessários sejam aplicados no devido tempo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s