Filme: Independece Day

 

O filme começa com uma falha generalizada nos sistemas de comunicação mundial que, percebe-se causado por uma interferência atmosférica de uma nave espacial gigantesca conduzida por alienígenas. Desta nave saem diversas naves menores (com cerca de 20 km de diâmetro, daí se pode imaginar o tamanho da nave-mãe!) Após algumas tentativas comunicação com esses seres invasores, um técnico em comunicação identifica que esses seres estão utilizando a estrutura de comunicação terrestre para coordenar um ataque massivo ao planeta. No dia seguinte (3 de julho) os ataques começam e nem mesmo as armas nucleares são capazes de ‘deter’ tais alienígenas. A partir da coordenação do presidente americano, um ‘veterano de guerra’ vivido por Bill Pullman, a ‘incrível’ capacidade do tal técnico em comunicações em produzir um ‘vírus’ para o sistema operacional das máquinas alienígenas e a perícia do piloto militar vivido por Will Smith. Como todos os satélites estão capturados pelos ETs, esses recorrem a métodos e tecnologias de comunicação ditas ultrapassadas para coordenar uma ofensiva mundial após a instalação do tal ‘virus’ criado na nave mãe.

A vitória sobre os ETs no dia da independência americana, apesar de ressaltar a “argentinisse” dos estadunidenses não minimiza a fraqueza de argumentos e improbabilidades físicas de naves com tais dimensões permanecerem ‘paradas’ no céu sem movimentos de ar, ou mesmo a nave mãe, de dimensões colossais, não ser atraída pela força gravitacional do nosso planeta posto que estivesse tão próxima.

O evento mais ‘bizarro’ foi a produção do tal vírus em um tempo recorde.

De bom, efetivamente, passa a reflexão sobre a enorme dependência que a humanidade tem dos mecanismos de comunicação disponíveis, além de alertar os pontos de suas potenciais fragilidades.

Minha conclusão sobre o que o filme mudou em minha vida é de que, salvo pelas boas risadas, haveria tido um desperdício de cerca de 2 horas em minha vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s