Blog

Qual o impacto da terceirização da atividade fim?

https://ebradi.jusbrasil.com.br/noticias/616600452/stf-barroso-e-fux-defendem-a-licitude-da-terceirizacao-da-atividade-fim?utm_campaign=newsletter_ebradi_290818&utm_medium=email&utm_source=RD+Station Estava na cozinha de casa durante o jantar com a TV ligada no Jornal Nacional quando vi o anúncio do resultado do julgamento da ADPF 324 quando meu filho perguntou o que era a tal “terceirização”. Daí você engole seco aquela pergunta e tenta explicar de forma didática para um pré-adolescente de 12 anos: … Continuar lendo Qual o impacto da terceirização da atividade fim?

Avalie isto:

Questões elementares sobre Direito Internacional

1- O que é Direito Internacional Público? O direito internacional é um conjunto de princípios e normas que podem ser positivadas ou consuetudinárias que representam os direitos e deveres aplicáveis no escopo internacional das relações na sociedade internacional, seja envolvendo estados ou entidades infra estatais e suas relações extra-fronteiras. A sociedade internacional é formada por … Continuar lendo Questões elementares sobre Direito Internacional

Avalie isto:

Aplicabilidade do princípio contributivo-retributivo para o aposentado que volta a trabalhar – Direito previdenciário

Houve recente decisão da justiça de primeiro grau federal de SP que foi ratificada pelo TRF3, onde foi determinada a cessação do desconto de INSS da autora aposentada, em infringência expressa ao Art. 11, § 3º da Lei 8.123/91, e ao princípio da solidariedade presente no Art. 194, CRFB/88 e a diversidade da base de … Continuar lendo Aplicabilidade do princípio contributivo-retributivo para o aposentado que volta a trabalhar – Direito previdenciário

Avalie isto:

A DEFESA DO RÉU NO PROCESSO PENAL MILITAR: MÉRITO OU FORMA?

ResumoConsiderando as especificidades da rotina castrense e a rigidez de seu modus operandi, explícitas tanto no Código Penal Militar quanto no Código de Processo Penal Militar, o operador do direito poderá ser surpreendido quando encontrar ineficácia dos elementos normalmente eficientes no Direito Penal Comum quando aplicados no Processo Penal Militar ao atuar como patrono e … Continuar lendo A DEFESA DO RÉU NO PROCESSO PENAL MILITAR: MÉRITO OU FORMA?

Avalie isto:

A inalterabilidade essencial do Código Penal Militar.

ResumoA inalterabilidade do Código Penal Militar (CPM) desde sua promulgação em 1969, a despeito das mudanças de reforma aplicadas ao Código Penal comum de 1984, preservando a teoria causalista da ação como forma de entender o crime militar pode revelar, se observada de forma analítica, o efetivo bem jurídico tutelado por este códex penal específico. … Continuar lendo A inalterabilidade essencial do Código Penal Militar.

Avalie isto:

O derivativo direto do crime militar de covardia (cobardia) para os tempos de paz – a DESERÇÃO.

  Resumo O crime de covardia traz consigo diversos conceitos inerentes tanto ao seu significado próprio quanto à semântica da conduta em si. Embora seja definido para os tempos de guerra, é certo que deve haver alguma reverberação de tais conceitos para tipificar conduta equivalente para os tempos de paz. Ao avaliar com cuidado o … Continuar lendo O derivativo direto do crime militar de covardia (cobardia) para os tempos de paz – a DESERÇÃO.

Avalie isto:

Tipicidade mitigada em apuração de transgressão disciplinar militar sob a ótica constitucional.

Tipicidade mitigada em apuração de transgressão disciplinar militar sob a ótica constitucional.Mauro ZamaroResumoConceito chave para diversas arguições de defesa, especialmente acerca da amplitude de interpretação de seus dispositivos, a tipicidade mitigada existente nos regulamentos disciplinares das Forças Armadas merece estudo sob a ótica da compatibilidade da pertinência desse princípio nos regulamentos com o ordenamento constitucional. … Continuar lendo Tipicidade mitigada em apuração de transgressão disciplinar militar sob a ótica constitucional.

Avalie isto: